sábado, 30 de abril de 2011

Tomate – Todas as variedades

Tomate San Marzano Lampadinha

GERMINAÇÃO DE SEMENTES - O METODO DO FILTRO DE CAFÉ

O uso de esta técnica vai lhe poupar vários dias na germinação.

1) Escreva com marcador indelével o nome das sementes e a data num saco plastico ziplock (desses com “ziper” para guardar coisas na geladeira).

2) Coloque as sementes por 10 minutos num copo de agua mineral o fervida, com 2 gotas de uma solução clorada (Hidrosteril ou outra marca) e depois lave muito bem usando um coador, para retirar a solução clorada toda.

nota: Se não tiver aceso a nenhuma marca de solução clorada onde você mora, pule este paso.

2) Molhe APENAS um filtro de café com água sem cloro (água fervida o água mineral). Use um borrifador, de maneira que o filtro fique  úmido, mas não empapado.

3) Imaginando o filtro como uma torta, semeie suas sementes em 1/4 da torta, então dobre o filtro na metade 2 vezes. Suas sementes devem ter uma camada de filtro num lado, três camadas no outro.

4) Coloque o filtro dobrado no saquinho ziplock, sopre um pouco de ar e sele o saquinho, guardando ele em pé.

Verifique os filtros diariamente, e re-umedeça com um borrifador quando for necessário. Nao deixe passar mais de 2/3 dias sem reabrir os saquinhos para revisar a umidade e renovar o ar. É muito conveniente usar uma solucao de 1:20 de água oxigenada ao re umedecer, para prevenir a formacao de mofos.

USE FILTRO DE CAFE, NAO GUARDANAPOS DE PAPEL, JÁ QUE COM ESTES AS RAIZES VAO SE QUEBRAR AO SER RETIRADAS.

USE SEM CLORO, JA SEJA ÁGUA MINERAL OU AGUA DE CHUVA, OU FERVIDA.

As sementes brotando devem ser manipuladas COM MUITO CUIDADO para não quebrar as raízes emergentes. Use pinças de sobrancelhas, ou simplesmente água para retirar elas do papel. e semeá-las.

MUITO IMPORTANTE:

Recomendamos o uso de Ácido Giberélico (GA3) e Fertilizante Milagre para a germinação de todas as sementes, inclusive com este método. Ambos a venda na PLANTAMUNDO.

PLANTIO

Plantar cada semente numa embalagem pequena individual, como  copos plásticos descartáveis de 200 ml. Faça varios cortes no fundos para uma boa drenagem.  Recomendamos não usar terra, senão um substrato apropriado para sementes.

O plantio em copinhos permitirá fazer o transplante ao vaso ou lugar definitivo, sem mexer nas raízes, para que as plantinhas não sintam nada nessa hora crítica.

NAO USE FERTILIZANTES QUIMICOS DE NINGUNA CLASE ATE QUE AS PLANTINHAS ESTEJAM DESENVOLVIDAS.  USE ÚNICAMENTE FERTILIZANTE MILAGRE.

Fazer este plantio inicial dentro de casa, se fora existe perigo de geadas, ou tempo quente demais. A temperatura ideal de germinação de tomates é de 21 a 27 graus.

A irrigação recomendada e sempre por baixo, ou pelo menos sem molhar as plantinhas, já que molhar as folhas pode causar ou espalhara doenças;

Semear deixando cerca de 40 cm entre cada planta e cobrindo com uma pequena quantidade de terra peneirada. A partir do plantio a rega diária é fundamental. O canteiro deve ser protegido do sol forte por alguma cobertura que deixe a luz passar de forma indireta. Dentro de 7/10 dias as plantinhas germinam, e uma semana após a germinação, a cobertura pode ser removida o diminuída, dependendo do clima de sua região.

Para o transplante das mudas ao lugar definivo (vaso ou solo), prefira um dia nublado, pela tardinha, depois de ter irrigado bem as plantinhas. Não se esqueça de molhar de novo após  o transplante. Em climas quentes ou muito quentes e muito importante cobrir a terra com material orgânico, (cascas, palhas) para que a terra não perca a umidade.

Quando as plantas atingirem 40 cm de altura, efetua-se a desbrota, deixando-se apenas dois ramos principais. Todas as folhas e ramas baixas devem ser retiradas para estimular o crescimento e frutificaçaõ e limitar a proliferação de pragas. Neste momento também se pode realizar o estaqueamento das mudas, com taquaras, sarrafos, arames ou o que você tiver disponível para apoiar as plantas, que têm o caule muito frágil. Deixe os laços frouxos e tenha muito cuidado para não ferir os caules.

Evite usar adubos muito ricos em nitrogênio, eles tendem a estimular o crescimento em detrimento à resistência das plantas.

Nos cultivos comerciais e orgânicos, é importante efetuar pulverizações preventivas contra doenças. A calda bordalesa pode ser utilizada em ambos os tipos de cultivo e previne doenças fúngicas.

Fique de olho nas pragas e remova manualmente todas que você enxergar, para evitar as grandes infestações.

Boa Sorte

PLANTAMUNDO, O MUNDO EM SEU JARDIM

Quer comprar sementes de tomates? temos mais de 100 variedades tradicionais, ÑAO HIBRIDAS, CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário